MODELO DE CONTRATO DE VESTING
Portal Tributário - Home Page Guia Trabalhista - Home Page Portal de Contabilidade - Home Page Normas Legais - Home Page

Tamanho do Texto + | Tamanho do texto -

CONTRATO DE VESTING

Este Contrato de Vesting ("Contrato") é celebrado entre [Nome da Empresa], Sociedade Anônima devidamente constituída sob as leis brasileiras, com sede em [Endereço da Empresa], inscrita no CNPJ sob o nº [Número do CNPJ] ("Empresa"), e [Nome do Colaborador], [nacionalidade], [estado civil], portador(a) do CPF nº [Número do CPF] e RG nº [Número do RG], residente e domiciliado(a) em [Endereço do Colaborador] ("Colaborador").

Considerando que:

A) A Empresa deseja atrair e reter talentos excepcionais para contribuir para o seu sucesso;

B) O Colaborador possui habilidades e experiência valiosas que podem contribuir significativamente para o crescimento da Empresa;

C) As partes desejam estabelecer um mecanismo para que o Colaborador adquira participação societária na Empresa, de forma gradual e alinhada com seus objetivos mútuos.

As partes acordam o seguinte:

1. Objeto

1.1 A Empresa concede ao Colaborador o direito de adquirir, de forma gradual e progressiva, ações da Empresa ("Ações da Sociedade"), mediante o cumprimento das condições estabelecidas neste Contrato.

2. Condições de Vesting

2.1 O Colaborador terá direito de adquirir as Ações da Sociedade após cumprir as etapas e metas previstas.

2.2 O "Período de Vesting" terá início na data de assinatura deste Contrato e término em [Data de Término].

2.3 Para adquirir as Ações em cada Período de Vesting, o Colaborador deverá cumprir as seguintes condições:

a) Condição de Tempo: O Colaborador deverá permanecer prestando serviços à Empresa durante todo o Período de Vesting.

b) Condição de Desempenho: O Colaborador deverá atingir as metas de desempenho preestabelecidas pela Empresa para cada Período de Vesting.

2.4 As metas de desempenho serão definidas em conjunto entre o Colaborador e a Empresa e documentadas em um Plano de Desempenho Individual ("PDI"). O PDI deverá conter os objetivos específicos a serem atingidos pelo Colaborador, os indicadores de desempenho a serem utilizados para avaliar o seu cumprimento e o prazo para o alcance das metas.

2.5 Caso o Colaborador não cumpra as condições de vesting de um Período de Vesting, as Ações da Sociedade correspondentes a esse período serão canceladas e não serão mais devidas ao Colaborador.

3. Cessação do Vesting

3.1 O direito do Colaborador de adquirir as Ações da Sociedade cessará nos seguintes casos:

Morte: Em caso de falecimento do Colaborador, as Ações não adquiridas serão canceladas e não serão mais devidas aos seus herdeiros.

Rescisão por Justa Causa: Em caso de rescisão do contrato de trabalho por justa causa, o Colaborador perderá o direito de adquirir todas as Ações não adquiridas até a data da rescisão.

Rescisão por Iniciativa do Colaborador: Em caso de rescisão do contrato de trabalho por iniciativa do Colaborador, o Colaborador terá direito de adquirir apenas as Ações já adquiridas até a data da rescisão.

Falência ou Insolvência: Em caso de falência ou insolvência da Empresa, o Colaborador terá direito de receber, na qualidade de credor, o valor de mercado das Ações não adquiridas até a data da falência ou insolvência.

4. Exercício do Direito de Aquisição

4.1 Após o cumprimento das condições estipuladas em cada Período de Vesting, o Colaborador terá o direito de exercer o seu direito de adquirir as Ações da Sociedade correspondentes no prazo de [Prazo para Exercício].

4.2 O exercício do direito de aquisição das Ações da Sociedade deverá ser feito por escrito, mediante comunicação à Empresa.

4.3 No momento do exercício do direito de aquisição, o Colaborador deverá pagar à Empresa o valor de mercado das Ações da Sociedade. O valor de mercado das Ações da Sociedade será determinado com base na avaliação patrimonial desta do último exercício social (balanço) encerrado, segundo a fórmula: (patrimônio líquido - dividendos não destacados)/número de ações totais integralizadas na data do balanço.

5 - Restrições à Transferência

5.1 As Ações da Sociedade não poderão ser alienadas, cedidas ou gravadas com ônus real ou pessoal pelo Colaborador até que sejam adquiridas pelo mesmo.

5.2 Após a aquisição das Ações, o Colaborador estará sujeito às restrições de transferência previstas no Estatuto Social da Empresa.

6 - Disposições Gerais

6.1 Este Contrato constitui o acordo integral entre as partes em relação ao seu objeto, sujeitando-se às demais normas aplicáveis, em especial às normas societárias e fiscais.

6.2 As partes elegem o foro da cidade e comarca de ............ para dirimir eventuais dúvidas deste contrato.

Local e data: ...............

Assinaturas: ...................


Normas Legais | Mapa Jurídico | Portal Tributário | Guia Trabalhista | Portal de Contabilidade | Temáticas Tributárias |

Tópicos Trabalhistas | Boletim Fiscal | Boletim Trabalhista | Modelos de Contratos