TRIBUTAÇÃO SOBRE DROPSHIPPING
Equipe Guia Tributário
O dropshipping é um modelo de negócio de venda online onde o site funciona como intermediação entre comprador/vendedor, não mantendo estoque próprio dos produtos oferecidos.
Funciona da seguinte maneira:
Enquadramento CNAE
O CNAE para dropshipping é o código CNAE 7490-1/04 - atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários.
Esta subclasse compreende as atividades de corretagem, intermediação, mediação de negócios ou serviços em geral, sem especificação definida, promovendo a integração entre profissionais e empresas.
Código do Serviço
O referido serviço enquadra-se item 10.05 da lista de serviços da LC 116/2003.
Simples Nacional
No Simples Nacional a tributação será determinada pelo Anexo V, sujeito ao Fator "r", ou seja, a atividade será tributada pelo Anexo III quando o Fator "r" for igual ou superior a 28%.
O Fator R é calculado com base na folha de salários utilizando a seguinte fórmula: Fator R = folha de salários (últimos 12 meses) / faturamento bruto (últimos 12 meses)
No Anexo III as alíquotas variam de 6% a 33% dependendo da receita bruta acumulada nos últimos 12 meses.
No Anexo V as alíquotas variam de 15,50% a 30,50% dependendo da receita bruta acumulada nos últimos 12 meses.
Entendimento da Receita Federal
Entretanto, apesar das características de intermediação, a Receita Federal, através da Solução de Consulta Cosit 293/2024, manifestou entendimento que a receita de dropshipping deve ser tributada na forma do Anexo I (revenda de mercadorias).
Houve equívoco do órgão ao tratar sobre o assunto, pois, como exposto adiante, há nítida diferença entre as operações de dropshipping e a remessa por conta e ordem de terceiros, esta última utilizada pela Receita como base para seu entendimento na tributação.
DIFERENÇAS ENTRE DROPSHIPPING E REMESSA POR CONTA E ORDEM DE TERCEIROS
Muitas empresas estão enquadrando as operações de dropshipping como "remessa por conta e ordem de terceiros" (venda à ordem), o que é incorreto.
A venda à ordem, com remessa por conta e ordem de terceiros (RCOT) e dropshipping são modelos de negócio que podem parecer semelhantes à primeira vista, mas na verdade possuem diferenças importantes.
A remessa por conta e ordem de terceiros (RCOT):
- O que é: Uma operação comercial na qual um adquirente realiza a compra de mercadorias, e, por questões logísticas, as envia diretamente do fornecedor para o cliente final.
-
Fluxo da operação:
- O adquirente efetua uma compra junto ao fornecedor.
- O cliente final faz o pedido junto ao adquirente.
- O fornecedor envia as mercadorias diretamente para o cliente final, com uma nota fiscal de Remessa por Conta e Ordem de Terceiros (NF-RCOT) - CFOP 5.923 ou 6.923, em nome e por conta do adquirente.
BASES
Regulamento do Imposto de Renda/2018, art. 208, §§ 2 e 3; Lei 6.404/1976, artigo 187; Decreto Lei 1.598/1977, artigo 12; Lei Complementar 123/2006, artigo 18 e seus parágrafos; artigo 40 do Convênio CONFAZ s/ nº de 15.12.1970 e Solução de Consulta Cosit 170/2021.