OUVIDORIA: Previdência lança novo sistema para atender cidadão
MPS - 31.03.2008
Processamento on line tornará mais rápida solução dos casos
A Ouvidoria Geral da Previdência Social, que em 2007 conseguiu resolver 82% dos
casos registrados, inaugura hoje (31), o SOU-WEB, um novo sistema que permite
solucionar ainda mais rapidamente as demandas recebidas.
Através do SOU-WEB, o usuário poderá fazer o registro pela internet das
sugestões, denúncias, reclamações ou elogios à Ouvidoria do MPS, a maior da
administração pública na América do Sul.
Segundo o ouvidor Paulo Marcello Marques, o novo sistema vai aumentar a
resolutividade e diminuir o tempo de resposta, que varia de acordo com o tipo da
demanda. Ele lembra que as denúncias são analisadas e encaminhadas aos setores
devidos de forma segura e sigilosa. Além disso, haverá economia de papel, uma
vez que todas as informações serão digitalizadas.
“O SOU-WEB permite a tramitação mais rápida entre a Ouvidoria e os setores que
solucionam os casos, e, consequentemente, entre a Ouvidoria e o cidadão”,
assegura Marques, que explica: “Antes, os encaminhamentos eram feitos em lotes,
a cada dez dias, por agência ou setor. Com o novo sistema, o trâmite será on
line”.
A Ouvidoria recebe uma média de 17 mil registros por mês, a maioria reclamações
sobre benefícios, seja por atraso na concessão, na revisão, no recurso ou no
pagamento. Em 2007, as reclamações sobre benefícios representaram 83% da
demanda.
Paralelamente ao avanço tecnológico, a Ouvidoria programou cursos de capacitação
e de treinamento para que seus analistas se atualizem em legislação
previdenciária, português e outros cursos para responderem com mais segurança,
clareza e objetividade as dúvidas mais freqüentes dos segurados.
De janeiro a dezembro de 2007, dos 170.964 registros novos que entraram na
Ouvidoria houve resposta e solução para 140.799 casos, conforme tabela abaixo.
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