INSS lança Central de Teleatendimento 135

Fonte: AGPrev

Começou a funcionar na sexta feira (16.06), em caráter experimental, o agendamento de perícias médicas, através do fone 135.
O serviço está disponível somente para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País. O funcionamento será de segunda a sábado, das 7h às 19h. A ligação será gratuita quando for realizada de telefone fixo. Quem ligar de celular pagará a ligação, porém o valor cobrado será o da tarifa local.

Ao ligar para o 135, o segurado poderá agendar o dia e a hora e em qual Agência da Previdência Social (APS) realizará a perícia médica, necessária para a concessão do benefício de auxílio-doença, e que representa hoje 63% da demanda nas APSs. Também poderão ser agendados os pedidos de Prorrogação e Reconsideração desse benefício.

Gradualmente, o agendamento da perícia será estendido para todo o país, sendo incluídos também o agendamento para outros serviços da Previdência Social.

Para agendar a perícia médica, o segurado deve informar:
- Número de inscrição na Previdência Social
- Número do PIS (para o empregado com carteira assinada)
- Número do NIT (para os contribuintes individuais e domésticos)
- CNPJ ou CPF do empregador
- Número do benefício, se estiver recebendo auxílio-doença
- Data de nascimento
- Nome da mãe

A entrada em funcionamento desta nova Central faz parte de um conjunto de ações para melhorar o atendimento ao beneficiário, com medidas para reduzir as filas nas Agências da Previdência Social.

A previsão é que a nova Central atenda cerca de quatro milhões de ligações por mês. Para tanto, prevê-se a contratação de 1,3 mil profissionais, sendo 1,2 mil operadores, um gerente-geral, quatro gerentes de Recursos Humanos, 20 multiplicadores, oito coordenadores, 80 supervisores, 10 analistas de Tecnologia da Informação e 10 profissionais de Suporte Administrativo.

PREVFone – Os serviços já oferecidos pelo PREVfone serão mantidos. Pelo número 0800 78 01 91, que funciona 24 horas por dia, os segurados podem solicitar alguns serviços sem a necessidade de se deslocar até uma APS. Consultas de data de pagamento dos benefícios, mudanças de endereços dos aposentados ou pensionistas, acompanhamentos da solicitação de benefício, endereços das agências, registros de reclamações, sugestões e elogios, além de informações sobre a Legislação Previdenciária e inscrição no INSS, são alguns dos serviços disponíveis.


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