Portal Tributário - Home Page Guia Trabalhista - Home Page Portal de Contabilidade - Home Page Normas Legais - Home Page

Tamanho do Texto + | Tamanho do texto -

CONSTITUIÇÃO DE CONSÓRCIO ENTRE EMPRESAS

 

Pelo presente instrumento particular, de um lado (razão social) ........................., com sede na cidade de .................., Estado de ........., à Rua ............................, nº ...., inscrita no CNPJ sob o nº .................., neste ato representada por ............, doravante denominada simplesmente ...................., e de outro lado, (razão social) .............................., com sede na cidade de ..............., Estado de ........., à Rua ................................, nº ...., inscrita no CNPJ sob o nº .................., neste ato representada por ............, doravante denominada simplesmente ...................., ajustam entre si a constituição do Consórcio "...................." (nome do Consórcio), nos termos e condições que seguem:

 

1. O consórcio ora constituído pelas partes acima designar-se-á "CONSÓRCIO ..................".

 

2. As empresas consorciadas têm por finalidade a realização de um empreendimento imobiliário consistente em ........................, que será comercializado da seguinte forma: ....................

 

2.1 - Referido empreendimento será construído no terreno sito à Rua ............., nº ......, em ......, com ..... m² de área total, objeto da matrícula nº ....., do ....... Cartório de Registro de Imóveis de .............../UF, e cuja propriedade está sendo adquirida em partes iguais pelas consorciadas.

 

2.2 - A incorporação imobiliária será realizada em nome das empresas consorciadas na proporção de 50% (cinqüenta por cento) cada uma.

 

3. O presente Consórcio terá duração até ..............................

 

4. Cada uma das empresas consorciadas concorrerá, além das frações do imóvel de que são titulares, com a tecnologia e a experiência que detém em relação à edificação e comercialização do empreendimento.

 

5. Caberá à consorciada ................... :

 

a) a administração contábil e financeira do empreendimento..............

 

b) fornecer .....% (.......... por cento) dos recursos necessários à execução do empreendimento;

 

c) ...................................................

 

d) ...................................................

 

(especificar de forma clara cada uma das obrigações)

 

6. Caberá à consorciada ...................:

 

a) a contratação, em geral, perante terceiros (serviços e mão-de-obra) e a aquisição de materiais necessários à execução das obras;

 

b) fornecer ......% (................. por cento) dos recursos, necessários à execução do empreendimento;

 

c) ...................................................

 

d) ...................................................

 

(especificar de forma clara cada uma das obrigações)

 

7. Cada uma das consorciadas poderá representar o Consórcio perante terceiros, de forma indistinta. (Ou: “As consorciadas elegem como representante legal e líder do consórcio a (razão social da consorciada eleita) ............, a qual atuará como bastante procuradora das consorciadas perante os clientes e  perante terceiros, em juízo e fora dele”).

 

8. Será indispensável a participação de um representante de cada consorciada nos seguintes atos:

 

a) ................................

 

b) ................................

 

c) ................................

 

9. As consorciadas obrigam-se a fornecer, na proporção de 50% (cinqüenta por cento) cada uma, os recursos necessários à conclusão do empreendimento, nas condições e  prazos estabelecidos nos orçamentos e cronogramas elaborados em conjunto, que ficam fazendo parte integrante deste instrumento. (Ou: “.... a consorciada ....... obriga-se a fornecer, na proporção de ....%, os recursos necessários (...). À consorciada ...... caberá o fornecimento dos .... % restantes.”)

 

9.1 - O descumprimento por uma das consorciadas do disposto acima acarretará à consorciada inadimplente a responsabilidade perante a outra pelo pagamento dos prejuízos, danos e lucros cessantes causados ao empreendimento.

 

10. O lucro do empreendimento, assim entendido o resultado líquido obtido após o pagamento de todos os custos e despesas ao mesmo inerentes, provisão para o Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o lucro, será rateado entre as consorciadas nas proporções e formas seguintes: ..................

 

10.1 - As receitas do consórcio serão provenientes dos valores recebidos face a  comercialização das unidades imobiliárias.

 

11. As consorciadas mantêm, sem quaisquer reservas, as suas personalidades jurídicas distintas.

 

12. O exame das contas do empreendimento será feito através de auditor externo contratado, objetivando o exame sistemático e permanente das contas do empreendimento, a qual emitirá relatórios mensais que serão entregues às consorciadas.

 

13. É vedado às consorciadas conceder avais, fianças e quaisquer outras garantias em nome do Consórcio.

 

14. As omissões do presente instrumento serão regidas pela legislação aplicável.

 

15. Fica eleito o foro da Comarca em .............../(UF) para dirimir todas e quaisquer questões que digam respeito ao ora acordado.

 

E por estarem assim justas e contratadas, firmam o presente instrumento em ....... (............) vias de igual teor, juntamente com as testemunhas abaixo, obrigando-se fielmente a cumpri-lo e fazer cumprir por seus sucessores.

 

Local e data:

 

 

 

 

_______________________             _______________________

 

 

 

Testemunhas:

 

1ª) Ass. _________________________

Nome:

RG:

 

2ª) Ass. _________________________

Nome:

RG:



Normas Legais | Mapa Jurídico | Portal Tributário | Guia Trabalhista | Portal de Contabilidade | Simples Nacional | Modelos de Contratos |

Boletim Fiscal | Boletim Trabalhista | Boletim Contábil | Boletim Jurídico | Publicações Jurídicas